O Agente Impermeabilizante TechCrete 2500 oferece uma solução única para proteção das estruturas de concreto da deterioração prematura (fornecendo excelente proteção à prova d’água, e ao mesmo tempo aumentando a durabilidade e sustentabilidade do concreto). Este material fornece uma visão geral da reação química patenteada que efetivamente impermeabiliza o próprio concreto durante a vida útil do projeto da estrutura.
NOTA: Este produto foi votado pela indústria de concreto como o ‘Produto mais inovador para 2020′ na Convenção Mundial de Concreto realizada em Las Vegas (categoria: Materiais para Construção de Concreto).
Usando o Agente Impermeabilizante TechCrete 2500, oferece proteção e impermeabilização completa de longo prazo para estruturas de concreto armado (garantia de trabalho e materiais de 15 e 30 anos disponíveis).
Isso envolve a execução de qualquer trabalho de limpeza, preparação e reparo necessário, seguido pela conclusão de um processo de aplicação de impermeabilização de 3 etapas:
Quando o Agente Impermeabilizante TechCrete é aplicado ao concreto e regado, ele penetra no concreto e os silcatos reagem com os íons metálicos disponíveis (principalmente cálcio na forma de hidróxido). Uma reação entre o Hidróxido de Cálcio e outros íons forma um Gel de Hidrato de Silicato de Cálcio de alta proporção.
Conforme o concreto seca, uma reação entre o Gel Hidratado de Silicato de Cálcio e o Dióxido de Carbono forma um gel de baixa proporção e o Carbonato de Cálcio como Subproduto.
Se uma rachadura se formar, a água irá criar uma reação entre o Hidróxido de Cálcio e o Gel Hidrato de Silicato de Cálcio de baixa proporção para formar um Gel Hidrato de Silicato de Cálcio de alta proporção que, com a ajuda do subproduto de Carbonato de Cálcio, sela a rachadura ajudando a prevenir mais infiltração de água.
Dinâmica: A base são as reações catalíticas, das quais existem duas:
1) O carbonato de cálcio atua como “cola” consolidante e “preenchedor de espaços” em fissuras, poros e capilares.
2) O Gel Hidratado de Silicato de Cálcio desempenha um papel vital – ser flexível permite pequenos movimentos dinâmicos, como encolhimento e movimento térmico.
Uma vez que o TC 2500 tenha sido aplicado e regado (Etapa 1), uma reação química começará a ocorrer, criando um gel impermeabilizante protetor. A reação química que forma este gel ocorre 1⁄2 ” – 3/4″ abaixo da superfície do concreto e evita que qualquer umidade, produtos químicos ou íons cloreto por exemplo, cheguem à armadura de concreto. Este gel não se forma na superfície do concreto, e não altera a aparência ou o coeficiente de escorregabilidade da superfície do concreto. A superfície do concreto se mantém com mesmas características após a aplicação da impermeabilização.
NOTA: Tintas, revestimentos ou pavimentação asfálticas podem ser aplicados na superfície do concreto após a conclusão do sistema de impermeabilização (se desejado).
Os seguintes componentes são necessários para que este gel de silicato modificado bioquimicamente por enzimas se forme logo abaixo da superfície do concreto, e esses componentes são:
TC 2500 penetra em média 2cm abaixo da superfície do concreto durante a aplicação inicial e permanece reativo dentro da matriz do concreto indefinidamente. À medida que futuras rachaduras ocorrerem, a água reativará o material, formando um novo gel e selando as rachaduras à medida que ocorrem. Fissuras estáveis de até 2,0 mm de largura serão seladas durante a aplicação da impermeabilização, e futuras fissuras de até 0,4 mm de largura serão seladas pelo restante da vida útil da estrutura. Quaisquer rachaduras estáveis e maiores que as dimensões ditas ou quaisquer rachaduras estruturais ou móveis devem ser reparadas adequadamente, conforme descrito nos procedimentos de reparo da Alchemco.
TC 2500 tem um catalisador exclusivo bioquimicamente modificado por enzimas que o separa de todos os outros selantes de concreto aplicados por difusão e produtos à prova d’água. Um catalisador é um material que permite, acelera ou retarda uma reação química, sem alterar a própria reação química.
TC2500 é feito principalmente de silicatos, combinados com este catalisador bioquímico. Durante as três etapas de aplicação, os silicatos dentro do TC 2500 reagem com íons metálicos no concreto (principalmente o hidróxido de cálcio, que é um subproduto da hidratação do cimento). Durante esta fase, TC 2500 é altamente reativo e cria um gel complexo de hidrato de silicato de cálcio (CSH). Este gel incha ao entrar em contato com a água (bloqueando rachaduras, poros, capilares, vazios, etc.) reduzindo a permeabilidade do concreto e evitando a penetração de água.
Com o tempo, o dióxido de carbono da atmosfera extrai parte do cálcio do gel de CSH para formar o carbonato de cálcio. Isso cria uma massa inerte que reduz ainda mais a permeabilidade e a porosidade do concreto, bloqueando permanentemente as fissuras, vazios e microfraturas.
Para que o TC 2500 sele todas as fissuras futuras que se formam após a aplicação, ele deve produzir mais massa do que foi originalmente aplicado … em outras palavras, ele deve “crescer”. Quando o Dióxido de Carbono na atmosfera extrai parte do Cálcio do gel à prova d’água, o resultado é um gel CSH de “baixa proporção”. Como consequência dessa interação, o gel à prova d’água está agora “pronto para reagir” novamente e procura ativamente atrair íons de cálcio para trazê-lo de volta ao equilíbrio. Assim, quando a água entra no concreto, o cimento continua a hidratar e, por meio do processo de difusão, o cálcio se move de áreas de alta concentração para áreas de baixa concentração. O gel CSH de ‘baixa proporção’ reage então com o cálcio recentemente disponível e mais uma vez se torna um gel de CSH de ‘alta proporção’. Neste ponto, o ciclo recomeça com o gel CSH de ‘alta razão’ reagindo com Dióxido de Carbono na atmosfera, mais uma vez formando Carbonato de Cálcio, que obstrui permanentemente as rachaduras, poros, microfraturas, vazios, etc.
Essa reação química contínua cria um processo de autocura dinâmico e confiável dentro do concreto. O processo de ‘carbonatação’ é normalmente considerado prejudicial ao concreto, porque reduz o seu nível de pH (o que deteriora a ‘camada passiva’ protetora em torno das barras de reforço de aço permitindo que a corrosão ocorra). O Agente Impermeabilizante TechCrete 2500 cria um ciclo de carbonatação “virtuoso” que não diminui o nível de alcalinidade do concreto, mas na verdade o aumenta, gerando assim maior proteção do reforço de aço.
Em resumo, quando o TC 2500 entra em contato com a água, há a formação de um gel impermeabilizante que dilata, preenchendo e bloqueando os espaços (rachaduras) que permitiriam a entrada de água. O gel impermeabilizante permanecerá “dormente” até que a água entre em contato com ele novamente.
Telefone
(27) 99255-9573 / (27) 3207-2994
Av. Nossa Sra. da Penha, 356 – 31, 2º piso – Praia do Canto, Vitória – ES, 29055-131
Líder global em soluções para proteção de concreto, a Alchemco oferece inovação e qualidade por mais de 40 anos. Confie em nossa experiência para preservar suas estruturas com eficiência e confiança.
Cadastre-se e receba as nossas novidades em primeira mão.
© 2023 – Alchemco Brasil. Todos os direitos reservado.
Implementado e modificado por Alex Martins