FAQ - Perguntas Frequentes

1. É Importante fazer todas as 'Hidratações' no tempo certo?

Após a aplicação do TechCrete 2500, quando a área ficar seca ao toque, é fundamental realizar a primeira hidratação!
Se o produto não for hidratado dentro de 6 horas após a aplicação, o sistema é perdido e o TechCrete 2500 não é mais útil do que um endurecedor de superfície.
As hidratações dos dias seguintes (hidratação do 2ºdia com TechCrete Acelerador, e hidratação do 3º dia) podem ser realizadas a qualquer momento. O fato é que normalmente será necessário hidratar todos os dias durante 3 dias (usando o agente acelerador no segundo dia) para promover o crescimento do gel de silicato modificado nas rachaduras para atingir um resultado 100% estanque.

2. Além de fornecer uma excelente custo benefício de aplicação, Quais os outros benefícios do TechCrete 2500?

O TechCrete 2500 possui diversos e significativos benefícios dentre eles:

  • Aplicação de baixo custo – O TechCrete 2500 pode ser aplicado de forma muito rápida e eficiente em comparação com a maioria dos outros produtos impermeabilizantes.
  • Construção de via rápida – Frequentemente em condições de clima úmido, a necessidade de remover toda a umidade do concreto antes de aplicar um revestimento ou membrana impermeável na superfície pode adicionar atrasos significativos. Em comparação, o TechCrete 2500 pode ser aplicado assim que a superfície do concreto estiver visualmente seca.
  • Sem Danos – Uma vez aplicado o TechCrete 2500 e secado suficientemente (máximo 6 horas), não pode ser danificado pelos demais trabalhos em execução.
  • Economia em Construção e Engenharia – Por exemplo, aplicações de TechCrete 2500 em estruturas de estacionamento, é aplicado diretamente na laje estrutural. Isso evita a necessidade de uma laje de cobertura estrutural, o que economiza tempo e dinheiro. O mesmo é válido para pontes em que não é necessária uma laje de cobertura sobre o TechCrete 2500, visto que as pedras de lastro podem ser colocadas diretamente sobre o produto impermeabilizante.

3. O TechCrete 2500 pode ser aplicado em uma área onde foi utilizado aditivo cristalizante na concretagem?

Sim, muitas vezes os aditivos cristalizantes foram aplicados inadequadamente, acima do grau (método de agitação), e continuam a formar rachaduras que não são seladas, consequentemente, continuam a vazar.
O TechCrete 2500 pode reparar permanentemente tais aplicações com falha, devido às propriedades superiores de vedação de rachaduras de seu gel de silicato modificado

4. O TechCrete 2500 pode causar danos aos demais materiais de construção ?

Como o TechCrete 2500 tem um nível de pH alto (11,7) semelhante ao próprio concreto, o contato com alumínio, vidro e telhas de vidro deve ser evitado.
NOTA: É muito IMPORTANTE certificar-se de que nenhuma superfície com tinta entre em contato com esses materiais, isso também inclui a pintura de carros.

5. Qual a profundidade que o TechCrete 2500 penetra no concreto?

TechCrete 2500 apresenta penetração média de 2 cm abaixo da superfície. Essa penetração do Techcrete 2500 pode variar dependendo do MPa do concreto.

6. O TechCrete 2500 é recomendado para impermeabilizar todos os tipos de concreto?

O TechCrete 2500 fornece excelentes propriedades de proteção e impermeabilização para maioria das estruturas de concreto armado. Os tipos de concreto adequados incluem a utilização dos cimentos portland sem pozolana, misturas sem cinzas de cimento portland com pozolana, misturas de cinzas do tipo C e misturas de escória. As misturas de concreto contendo sílica ativa devem ser limitadas a 8% de reposição de cimento.

7. O TechCrete 2500 pode aumentar a durabilidade do concreto?

O TechCrete 2500 é uma excelente solução de proteção e impermeabilização de longo prazo, que prolonga consideravelmente a vida útil das estruturas de concreto. As áreas tratadas com o TechCrete 2500 impedem que o concreto se estilhace e protegem contra os efeitos do congelamento / degelo e danos causados pelo sal de degelo.
O teste demonstra que as áreas aplicadas experimentam um aumento na dureza de 6 para 8 na escala de Moh (uma classificação de dureza de 8 é equivalente ao granito).

8. O que acontece se chover durante a aplicação do TechCrete 2500?

É de suma importância que o TechCrete 2500 seja absorvido no concreto por ação capilar, o que é possível quando a superfície do concreto fica seca ao toque antes de molhar.
NOTA: Caso chova durante a aplicação do TechCrete 2500 ou antes de secar ao toque, deve-se presumir que será necessária outra aplicação assim que o concreto secar novamente.

9. O TechCrete 2500 é ambientalmente correto?

O TechCrete 2500 é uma das tecnologias de impermeabilização mais seguras para o meio ambiente disponíveis no mercado.

O TechCrete 2500 é certificado como aceitável para uso em tanques de água potável e, adicionalmente, tem sido utilizado em projetos de aquários marinhos (usando água salgada).
NOTA: o produto tem certificações internacionais de água potável e atualmente está sendo testado no Underwriters Laboratories para certificação nos Estados Unidos. (UL: NSF-61)

10. O que acontece se o TechCrete 2500 não for hidratado conforme especificado?

Quando o TechCrete 2500 é aplicado e fica seco ao toque (2-6 horas), uma primeira hidratação é absolutamente necessária para o TechCrete 2500 funcionar corretamente.
A segunda e a terceira hidratações especificadas devem permitir a expansão suficiente do produto dentro do concreto para selar as trincas e fissuras passivas de até 2mm presentes no momento da aplicação.

11. O TechCrete 2500 é resistente a radiação UV?

Sim. Como o TechCrete 2500 forma o gel abaixo da superfície do concreto, ele não é afetado pela radiação UV.

12. Quais efeitos as altas e baixas temperaturas têm sobre TechCrete 2500? Quanto ao desempenho de impermeabilização e capacidades de vedação.

O TechCrete 2500 deve ser aplicado acima de 4° C para garantir que não haja umidade congelada dentro do concreto que está sendo tratado. Além disso, o TechCrete 2500 só pode reagir com cálcio e água livres para criar sua vedação química quando a temperatura for de 4° C ou superior.
O TechCrete 2500 não deve ser aplicado em temperaturas acima de 35° C, pois o produto começará a atomizar na atmosfera e poderá começar a secar na superfície do concreto antes da absorção capilar.
Uma vez que o TechCrete 2500 foi devidamente aplicado e a área estiver seca ao toque, a temperatura torna-se irrelevante. Isso torna o produto adequado para uso em temperaturas abaixo de zero ou condições de alta temperatura. A fórmula de impermeabilização foi comprovada ao longo de muitos projetos que foram concluídas em áreas de intenso calor e temperaturas de congelamento.

13. Após quanto tempo de concretado pode ser aplicado o TechCrete 2500?

Recomendamos permitir que qualquer concreto recém concretado cure por no mínimo 28 dias antes da aplicação do TechCrete 2500.
No entanto, o TechCrete 2500 pode ser aplicado em até 14 dias após a concretagem do novo concreto, SOB CERTAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FAVORÁVEIS. Entre em contato com o Departamento Técnico da Alchemco para discutir as condições climáticas necessárias para que isso ocorra, projeto a projeto.
Se o período de 28 dias for reduzido de alguma forma, o aplicador deve estar preparado para revisitar o projeto após 28 dias a partir da data de vazamento, para garantir que nenhuma nova trinca ou fissura tenha se formado que possa exigir reparo e / ou reaplicação do TechCrete 2500.

14. Como o TechCrete 2500 atua para evitar que os sais e outros contaminantes alcancem as armaduras de aço?

O TechCrete 2500 usa água para impermeabilizar de maneira semelhante à reação do Volclay (argila bentonítica vulcânica). Só que em vez de estar na superfície, o Agente Impermeabilizante TechCrete 2500 está criando sua barreira impermeabilizante abaixo da superfície do concreto.
Dado que os testes confirmam uma penetração de produto de até 2cm para concretos com 40MPa, qualquer água ou sais que penetram os primeiros 0,3cm não são preocupantes para a durabilidade da estrutura (uma vez que os reforços de aço são geralmente projetados para serem pelo menos 3cm abaixo da superfície de concreto).

15. O TechCrete 2500 pode ajudar a prevenir a corrosão acelerada ou outras agressividades nas armaduras de aço?

Os concretos são de natureza altamente alcalina (que confere passividade ao aço), evitando que enferruje. O alto pH do TechCrete 2500 (11,7) funciona exatamente da mesma forma protetora. Na verdade, a aplicação combinada de TechCrete 2500 e TechCrete Acelerador melhora a alcalinidade das estruturas de concreto que foram “empobrecidas com álcalis”.

16. O TechCrete 2500 retém a umidade dentro do concreto?

NÃO. O TechCrete 2500 permite a liberação de vapor de umidade enquanto evita a entrada de moléculas de água e poluentes de atingir a armação de aço. 
É RESPIRÁVEL!

17. Como saber se a estrutura esta seca o suficiente para aplicação do TechCrete 2500?

Desde que a superfície esteja seca ao toque, pode-se aplicar o TechCrete 2500. Se o TechCrete 2500 for aplicado em concreto úmido ou com manchas úmidas, o produto não será absorvido pelo concreto por ação capilar.
Isso significa que quaisquer pontos úmidos na estrutura tratados com o TechCrete 2500 não iriam absorve-lo, e ele seria removido durante a primeira hidratação.

18. Pode ser assentado cerâmica, revestimentos e / ou tintas em áreas tratadas com TechCrete 2500?

SIM! Os produtos químicos eficazes que compõem o TechCrete 2500 migram para o concreto e formam um gel impermeável sub-superficial. Como resultado, a superfície pode ser revestida ou pintada depois de concluída a aplicação de impermeabilização completa.
No entanto, é importante entender que o TechCrete 2500 é um produto ativado por água, cujas propriedades de ‘autocura’ (para selar fissuras futuras) dependem da infiltração de água no concreto quando uma nova fissura ocorre. Essa interação da água, do hidróxido de cálcio presente no concreto e do TechCrete 2500 é o que forma um gel adicional para selar novas fissuras. Em áreas onde foi aplicada tinta ou revestimento de superfície (além de nossos materiais de impermeabilização) que inibe a penetração de água no concreto, o processo de ‘autocura’ do nosso produto pode não ocorrer.

19. O que ocorre caso apareçam novas fissuras após o tratamento da estrutura com o TechCrete 2500?

A própria água da chuva ativará as propriedades de “autocura” do produto que ocorrerão em alguns dias, portanto, nenhum reparo corretivo deve ser necessário. O TechCrete 2500 é reativo no concreto por toda a sua vida útil e reparará quaisquer fissuras passivas futuras de até 0,4 mm.

20. O TechCrete 2500 pode ser aplicado em projetos onde outros materiais de Impermeabilização (como selantes) foram utilizados anteriormente?

Qualquer material projetado para repelir a água do concreto também irá repelir o TechCrete 2500 (evitando que ele penetre no concreto), evitando assim que ocorra a reação de impermeabilização.
Para usar o TechCrete 2500 nestes projetos, todos os materiais impermeabilizantes utilizados anteriormente (revestimentos, membranas, etc.) devem ser completamente removidos. Se as trincas/fissuras foram contaminadas por esses materiais, pode ser necessário um esmerilhamento dessas áreas para garantir que todo o selante aplicado anteriormente seja devidamente removido. 

21. Qual tipo de cura do concreto deve ser utilizado antes de ser tratado com o TechCrete 2500?

A preferência é que sejam utilizadas práticas de cura com água, o que garante nenhuma forma de contaminação do concreto. No entanto, se forem especificados agentes de cura de alta qualidade, eles devem ser removidos por lavagem mecânica ou jato de granalha, para que ocorra a penetração do TechCrete 2500 durante a aplicação.

22. O TechCrete 2500 é compatível com outros produtos de impermeabilização utilizados durante a instalação de juntas de dilatação, ou tratamentos pontuais como tubulações, etc.?

Como o TechCrete 2500 produz gel Hidrato de Silicato de Cálcio, todos os produtos de concreto irão aderir ao concreto tratado com ele.

23. O TechCrete 2500 pode atrair para o concreto sujeiras ou outras partículas poluentes?

O TechCrete 2500 como é um material de silicato, não cria atração eletrostática para poluentes transportados pelo ar. O oposto pode se aplicar a materiais selantes, em particular materiais à base de siliconato.

24. Como o TechCrete 2500 pode evitar que materiais estranhos, como combustíveis, óleos e gorduras penetrem no concreto ou afetem negativamente seu desempenho?

Esses materiais são incapazes de penetrar no concreto que teve uma aplicação adequada do TechCrete 2500.
Além disso, esses materiais não podem afetar adversamente o seu desempenho.

25. Como é relação do TechCrete 2500 em comparação com outros materiais de impermeabilização selantes tais como silanos, siloxanos e metil metacrilato?

Selantes genéricos como Silanos, Siloxanos, Metacrilatos de Metila (e até mesmo Silicatos) podem apenas fornecer proteção geral e temporária do concreto, sem abordar o problema de rachaduras contínuas no concreto.
Os selantes são usados ​​com mais frequência como um preventivo geral para danos por congelamento / degelo, entrada de poluentes transportados pelo ar e alguma proteção contra sais de degelo.
Um produto impermeabilizante Silano de 2 camadas, 100% sólidos, terá um custo instalado substancialmente mais alto do que uma única aplicação do Agente Impermeabilizante TechCrete 2500.

26. Existem áreas onde não se deve aplicar o TechCrete 2500?

O TechCrete 2500 requer sucção capilar no concreto seco antes da aplicação do primeiro procedimento de ‘hidratação’. Portanto o TechCrete 2500 não pode ser aplicado em concreto úmido, seja ele simplesmente úmido ou com infiltração de água.
Ele não deve ser aplicado em nenhuma superfície de concreto onde a área e / ou fissuras presentes tenham sido contaminadas com quaisquer materiais hidrofugantes (devem ser removidos antes da aplicação do nosso produto). Obviamente, se a água não pode ser absorvida pelo concreto, o TechCrete 2500 também não pode.
O TechCrete 2500 é geralmente adequado para todas as estrutura de concreto armado, incluindo todas as barragens, pontes, estruturas de estacionamento, estações de tratamento de água, estádios, aplicações de recipientes de retenção de água, etc.

27. O TechCrete 2500 pode alterar a aparência do concreto logo após a aplicação, ou a longo prazo?

Quando o TechCrete 2500 for aplicado ao concreto, hidratado e deixado secar, um olho treinado notará um ligeiro aumento no brilho emitido pelo excesso de silicatos na superfície. Porém a longo prazo, não haverá mudanças visuais, incluindo qualquer forma de descoloração.

28. O TechCrete 2500 é similar a um aditivo cristalizante?

O TechCrete 2500 é frequentemente comparado aos aditivos cristalizantes, entretanto, eles têm químicas e tecnologias totalmente diferentes. Os aditivos cristalizantes produzem cristais dendríticos rígidos para bloquear as moléculas de água que são ativados um única vez.
Em comparação, o TechCrete 2500 forma um gel amorfo abaixo da superfície do concreto, penetrando em quaisquer fissuras que estejam presentes no momento da aplicação.
O gel amorfo sela fissuras passivas de até 2,0 mm de largura durante a aplicação e permanecerá ativo selando fissuras futuras de até 0,4 mm quantas vezes forem necessárias, durante toda a vida útil da estruturas.

29. Que tipo de equipamento de pulverização é necessário para aplicar o TechCrete 2500 nas estruturas de concreto?

Pequenas aplicações podem ser realizadas com o uso de um pulverizador de mochila simples (manual ou elétrico), tendo um rendimento de até 1.500m² aplicados/dia. Para projetos maiores, é recomendado um pulverizador impulsionado por bomba d’água, com ele o rendimento diário de aplicação pode ser de 2 á 3 vezes maior.

30. Qual o nível de pressão d'água o TechCrete 2500 suporta?

O concreto tratado com TechCrete 2500 foi testado com sucesso a uma pressão de 400 metros.
O TechCrete 2500 tem sido usado com sucesso em projetos envolvendo lagoas, piscinas, parques aquáticos e outros projetos semelhantes, onde o concreto está sob pressão de água constante. Ele até foi usado para impermeabilizar uma ‘doca seca flutuante’ de concreto no Havaí, onde as porções tratadas do dique seco foram continuamente submersas em água salgada (24/7) por anos, sem vazamentos.

31. O TechCrete 2500 pode ser utilizado em laje de cobertura onde já possui vazamentos?

O TechCrete 2500 impermeabiliza todos os tipos de estruturas de concreto armado, incluindo lajes de cobertura reforçada.
Embora o TechCrete 2500 impermeabilize a cobertura em si, muitas vezes os caminhos de água podem permanecer sob a cobertura transmitida por penetração em detalhes com falhas, chuva impulsionada pelo vento externa ao edifício, conduítes elétricos, interfaces de deque de parede de parapeito da borda externa etc. etc.

Trate as lajes de cobertura somente por sua própria conta e risco, compreendendo totalmente os problemas intrínsecos que podem ser encontrados após a aplicação do TechCrete 2500 devido a outros problemas desconhecidos existentes sob a cobertura.

32. O que ocorre quando o TechCrete 2500 é utilizado em concretos com trincas e fissuras Ativas (devido à volatilidade estrutural)?

Em muitos casos, esses projetos estão ‘sob a engenharia’ de estruturas de estacionamento, onde o carregamento de veículos está contribuindo para o movimento estrutural. Para essas aplicações, o TechCrete 2500 é o principal material de impermeabilização do concreto e as fissuras voláteis são tratadas com o uso do TechCrete PU para acomodar o movimento sem falhas.

33. Quais principais medidas devem ser tomadas em projetos com lajes de concreto que vazaram por muitos anos?

A Alchemco recomenda a aplicação do TechCrete Acelerador em toda a superfície. Quando usado em combinação com o TechCrete 2500, irá garantir a reposição de cálcio na estrutura e assegurar a geração adequada de gel bioquimicamente modificado para tornar a estrutura estanque.

34. Como saber se está sendo aplicado a quantidade certa de produto na estrutura?

A taxa média de aplicação é de 200 litros para cada 1000 metros quadrados. Recomenda-se em muitos casos, que os aplicadores dividam as áreas de acordo com a quantidade de material a ser aplicado.
Durante a aplicação do Agente Impermeabilizante TechCrete 2500, o aplicador deverá observar o fluxo do produto na superfície do concreto. A simples nebulização da superfície sem saturação é considerada ineficaz.

35. O TechCrete 2500 pode ser aplicado em juntas a frio ou juntas de vazamento, sem a utilização de "Waterstop" ou outro trabalho detalhado?

Sim, porém para projetos de Estrutura Existente, a Alchemco recomenda fortemente que o aplicador não dependa exclusivamente do TechCrete 2500 nessas áreas. Consulte os detalhes de instalação do TechCrete, onde se refere ao uso do Sistema TechCrete para esses tipos de casos.
Para novos projetos de construção, a Alchemco recomenda fortemente o uso de TechCrete Waterstop em juntas frias ou juntas de vazamento (quando o concreto está sendo vazado).

36. O que ocorre caso uma trinca e/ou fissura que vazava anteriormente, volte a vazar após ser tratada com o TechCrete 2500?

Uma das grandes características do TechCrete 2500 é que se ainda houver vazamento ao final da aplicação, o assunto pode ser facilmente resolvido. Ao contrário de uma aplicação de membrana onde a água pode rastrear por baixo da membrana (e aparecer em outro lugar), com uma aplicação do TechCrete 2500 pode-se ir direto para a fissura problemática para tratamento corretivo.
Em alguns casos, apenas a adição de mais água (promovendo mais crescimento de gel) irá aliviar a situação.
Em outros casos, o problema pode exigir a aplicação de fita adesiva na parte inferior da laje de concreto, de modo que o TechCrete 2500 possa ser inundado na fissura e, em seguida, hidratado para obter um resultado 100% estanque.

37. Qual efeito tem o TechCrete 2500 quanto a capacidade de ligação entre os materiais cimentícios?

O teste da chave de ligação do TechCrete 2500 mostra um aumento de ligação de 27% entre os materiais cimentícios.

38. O TechCrete 2500 é adequado para impermeabilização de painéis e elementos pré-moldados?

Sim! Mas, muitas vezes, os “agentes desmoldantes” usados pelos fabricantes de pré-moldados podem ser uma base de cera ou óleo, o que evitará que o Agente Impermeabilizante TechCrete 2500 penetre.
Antes de tratar elementos pré-moldados com TechCrete 2500, não deve haver nenhum agente desmoldante residual, pois isso repeliria a penetração do TechCrete 2500.
Além disso, o agente desmoldante residual junto com o TechCrete 2500 pode causar “manchas brancas” no concreto. Em caso de dúvida, é recomendado  uma aplicação de teste.

39. Quais precauções devem ser tomadas para aplicação do TechCrete 2500 em área fechada? Como por exemplo um tanque de água?

Para conseguir que o TechCrete 2500 atinja o ponto em que esteja ‘seco ao toque’ dentro do tempo recomendado antes da primeira hidratação pode ser necessário utilização de unidades de soprador de ar.
Mesmo que o TechCrete 2500 não seja tóxico, é recomendado utilização de um aparelho de respiração em aplicações em áreas fechadas.

40. Qual é o tempo de vida útil do TechCrete 2500 antes de ser aplicado?

Enquanto a tampa do recipiente permanecer selada (evitando a entrada de ar), o TechCrete 2500 mantém uma vida útil virtualmente ilimitada. No entanto, o produto deve ser sempre misturado antes da aplicação, uma vez que os sólidos podem se depositar no fundo do recipiente com o tempo.

41. Pode o TechCrete 2500 promover o crescimento de fungos (Mofo) no concreto tratado?

Como o TechCrete 2500 é um produto de pH alto (11.7), ele irá prevenir ou deter a ocorrência de crescimento de fungos.
Em áreas sombreadas e úmidas, onde o fungo irá eventualmente crescer no TechCrete 2500, a remoção do fungo é extremamente fácil, uma vez que os esporos são incapazes de penetrar no concreto.

42. O TechCrete 2500 pode ser usado em situações de pressão negativa?

Sim, mas somente se a área a ser tratada estiver totalmente seca, para permitir a absorção capilar e depois as hidratações regularmente programadas (que devem ocorrer no lado negativo, antes que a água volte do lado positivo). Mesmo que a água seja impedida de passar pela superfície de concreto do lado negativo, ela pode se acumular dentro da laje de concreto … já que a superfície do lado positivo ainda pode estar vazando. Isso pode reter água na laje e, por fim, deteriorar o concreto prematuramente.

43. Caso o TechCrete 2500 congele dentro do seu recipiente ele pode perder ou diminuir a sua capacidade de desempenho?

Se o TechCrete 2500 congelar em seu recipiente, é essencial que o produto seja aquecido “lentamente” a cerca de 5ºC.
O produto deve então ser bem agitado , antes de usá-lo para aplicação.
Além disso, esteja ciente de que quanto mais quente a temperatura do concreto, mais rápido o TechCrete 2500 reagirá com qualquer cálcio livre no concreto.

44. O TechCrete 2500 pode acelerar os efeitos negativos da RAA (Reação Álcali-Agregado) ou RAS(Reação Álcali-Sílica)?

A maioria dos selantes à base de silicato, sendo de natureza altamente alcalina, aumenta a taxa de deterioração do concreto RAA / RAS. No entanto, o TechCrete 2500 interrompe totalmente a expansão do concreto RAA / RAS interrompendo a entrada de água na laje de concreto, o que é fundamental para que esta reação continue.

45. O que acontece se é aplicado asfalto quente sobre uma superfícies que foi tratada com TechCrete 2500?

O asfalto quente (160 ° C) aplicado sobre uma laje de concreto tratada com TechCrete 2500 não terá efeito prejudicial.
O teste de adesão asfáltica não mostra perda de adesão quando colocado sobre o controle e as amostras tratadas com TechCrete 2500. Obviamente, é fundamental que os procedimentos de aplicação do asfalto sejam seguidos adequadamente , em particular a colocação do “revestimento aderente” antes da colocação do asfalto.

O ciclo da reação do TechCrete 2500 com a estrutura continua ativo enquanto houver água, cálcio ou outros íons e dióxido de carbono disponíveis!

Abrir Chamado